Realmente é verdade o que sempre dizem, que atleta não é sinônimo de saúde?

Este foi o tema de uma das principais palestras do American College Sport of Medicine 2017. Nós, que trabalhamos com atletas de alto nível de diversas modalidades, sempre somos questionados sobre até que ponto o exercício de alta intensidade é saudável. Os benefícios da atividade física moderada e regular para nossa saúde são indiscutíveis. Mas em se tratando de exercícios extenuantes, no extremo da capacidade física, o que se observa é uma perca desses benefícios promovidos pela atividade física regular. No entanto, os riscos à saúde de uma atividade física intensa, não são maiores do que os submetidos pela população sedentária. Hoje, com o avanço da medicina esportiva e áreas co-relacionadas, temos profissionais sérios que trabalham exatamente para reduzir os riscos à saúde promovidos pela atividade física intensa. Desta maneira, o atleta pode obter menor impacto para sua saúde cardiovascular e músculo-esquelética. Isso poderá promover uma maior longevidade para sua carreira, além de auxiliar em boas condições de saúde em sua vida pós-atleta.

 


Rodolfo Peres é nutricionista especialista em nutrição esportiva. Atende desde atletas de alto nível a pessoas que simplesmente buscam uma melhor qualidade de vida.
Deseja saber mais sobre Nutrição Esportiva? Adquira já o livro Nutrição e Individualidade clicando aqui. Para ter acesso ao conteúdo digital do Nutricionista Rodolfo Peres, clique aqui e adquira o Seminário Online.