Ainda observo mães que desejam engravidar, tomarem apenas como precaução a administração prévia de ácido fólico no período pré-natal. Realmente, baixos níveis dessa vitamina durante a gestação podem proporcionar uma má formação do tubo neural, com complicações seríssimas para a criança. No entanto, hoje os cuidados deveriam ser muito maiores. Além da futura mãe também cuidar da ingestão de ácidos graxos ômega 3, observar os níveis de vitamina D, manter uma ótima saúde intestinal, muitas vezes suplementando com prebióticos e/ou probióticos, o estilo de vida dos pais é igualmente importante.

Sabe-se por meio de estudos com ratos, que quando os pais mantêm uma rotina adequada de exercícios e boa alimentação no período que antecede a gestação, pode refletir no nível de resistência insulínica do filho em sua vida adulta. Ou seja, pais sedentários e com uma má alimentação possuem uma chance muito maior de ter um filho com tendência ao desenvolvimento de diabetes, obesidade e doenças relacionadas, do que quando ocorre o contrário. Observa-se também que quando apenas o pai ou apenas a mãe apresenta bons hábitos, já resulta em uma significativa melhora. No caso da mãe, ainda existem os benefícios da atividade física durante o período gestacional! Sem contar as vantagens de uma amamentação exclusiva, algo que infelizmente muitas mães vem negligenciando pela comodidade das fórmulas artificiais, que por melhor que sejam, não chegam nem perto da qualidade do leite materno.

No consultório, é muito comum eu acompanhar a gestação de mães que já tinham uma ótima alimentação e rotina alimentar. Sendo na maioria das vezes, acompanhada pelo esposo quanto ao estilo de vida. Posso afirmar que as complicações (tão comuns em gestações sem nutrição controlada) praticamente inexistem, tornando a gestação muito mais saudável.

Portanto, se seu desejo é uma gestação próxima, trate de mudar seus hábitos imediatamente se eles ainda não estão adequados. Sem dúvida, essa é uma grande prova de amor que você pode fazer pelo seu futuro filho.


Rodolfo Peres é nutricionista especialista em nutrição esportiva. Atende desde atletas de alto nível a pessoas que simplesmente buscam uma melhor qualidade de vida.
Deseja saber mais sobre Nutrição Esportiva? Adquira já o livro Nutrição e Individualidade clicando aqui. Para ter acesso ao conteúdo digital do Nutricionista Rodolfo Peres, clique aqui e adquira o Seminário Online.